Francesco Rinaldi & Figli
O grande patrimônio tradicionalista de Francesco Rinaldi e Figli é um dos maiores nomes do Piemonte. Localizado na própria cidade de Barolo, o domaine de Francesco Rinaldi foi fundado em 1870, quando Giovanni Battista Rinaldi, o pai de Francesco Rinaldi, herdou um vinhedo e uma casa em Barolo, induzindo-o a deixar para trás seu trabalho com a enorme propriedade Mirafiore e partiu sozinho. Sua família na época também tinha laços com a então maior propriedade da região de Barolo, Barale-Rinaldi. O irmão de Francesco, Giuseppe Rinaldi, era o bisavô de Carlotta e Marta Rinaldi (as irmãs que atualmente dirigem a vinícola Giuseppe Rinaldi). O marido da irmã de Francesco, Margherita, tinha o sobrenome Barale e eram eles que possuíam a famosa propriedade Barale-Rinaldi (onde se encontra a atual vinícola Francesco Rinaldi).
Estas duas excelentes vinícolas familiares marcharam lado a lado no tempo, ambas defendendo o estilo único e tradicional de Barolo, defendido por outros grandes nomes do Piemonte, como Bartolo Mascarello e Bruno Giacosa. Cento e trinta anos depois, muitas das mesmas técnicas ainda são usadas nas adegas de Francesco Rinaldi para produzir alguns dos melhores vinhos de Barolo. O atual chefe da propriedade da família é o ágil Luciano Rinaldi, de quase 90 anos, que assumiu os reinos da vinícola da família em 1941. Hoje ele é habilmente auxiliado por suas sobrinhas, Paola e Piera Rinaldi, enquanto continuam a fazer belos vinhos dentro das grandes tradições de Barolo, sem carvalho novo, longas macerações e longo envelhecimento em grandes garrafas de carvalho eslavo antes do engarrafamento. Na verdade, a única coisa que mudou aqui é que Luciano não esmaga mais as uvas a pé, pois uma nova prensa é um dos únicos sinais de modernidade nessas grandes caves antigas.
No entanto, todas as tradições que continuam a ser abraçadas aqui não significam que esta seja uma adega perdida no passado, pois os seus belos vinhos nunca foram melhores do que são hoje. Embora a propriedade de Francesco Rinaldi seja mais famosa por seus engarrafamentos Barolo de longa duração e brilhantes feitos de dois dos maiores vinhedos da região, Brunate e Cannubi, toda a linha de vinhos acima e abaixo na hierarquia de qualidade é feita com o mesmo cuidado meticuloso e compromisso com a excelência. Os vinhos de nível inferior são excelentes exemplos de seus gêneros, com profundidade, complexidade e estruturas clássicas impressionantes.
Francesco Rinaldi e Figli fabrica dois engarrafamentos não denominados de cru, um de Barbaresco e outro de Barolo, elaborados a partir de um blend de diferentes parcelas. O Barolo é feito de vinhedos nas cidades de Barolo, Castiglione Faletto e La Morra. O engarrafamento padrão do Barolo é envelhecido por três anos em barril grande antes de ser engarrafado e colocado à venda. Ambos os vinhos são feitos para envelhecer e normalmente estarão no seu melhor de seis a dez anos após a colheita. Como todos os vinhos de Piera e Paola Rinaldi, eles são belas e clássicas expressões de seus terroirs subjacentes, com taninos bem integrados, ácidos picantes e bela complexidade e equilíbrio. Ambos melhoram incomensuravelmente se decantados uma hora antes de servir.