Márcio Lopes Wine Maker
Enólogo revelação de Portugal em 2019.
Marcio é a grande promessa dos jovens enólogos portugueses.
Nasci no Porto em 1983. Meus avós sempre trabalharam na agricultura, produzindo milho, vegetais, vinho, etc. Foi minha primeira abordagem à agricultura e à vinha. Alguns anos depois, licenciei-me em Engenharia Agronômica em 2006 no Porto. Durante a minha licenciatura, entre 2005 e 2007, comecei a trabalhar com o Enólogo Anselmo Mendes, em Melgaço (Norte de Portugal) com a casta Alvarinho.
Em 2008 fui para a Austrália onde fiz duas safras, Rutherglen e Tasmania. Em 2010 comecei a fazer o meu próprio vinho na Região dos Vinhos Verdes PEQUENOS REBENTOS, e na Região do Douro, no PROIBIDO.
Em 2017 apaixonei-me pela Ribeira Sacra- Galicia, e iniciei o meu primeiro projeto fora de Portugal. Em 2020 comecei a fazer vinho nos Açores e na região do Dão. Amo experimentar e as experiências devem ser compartilhadas.
Sobre o nosso Vinho Verde, PEQUENOS REBENTOS, trabalhamos principalmente com as castas Alvarinho (Monção e Melgaço) e Loureiro (Vale do Lima). Compramos uvas de viticultores selecionados, que praticam uma agricultura sustentável, sem uso de herbicidas e com mais respeito pela terra. Na verdade, procuro encontrar antigos sistemas de vinhedos, tento entendê-los e fazer coisas legais e diferentes. Na vinícola normalmente trabalhamos com le- veduras indígenas, usamos nitrogênio para nos proteger de qualquer oxidação e baixo teor de Enxofre.